Programa Social

  • Cocktail de boas-vindas

    24 de Junho, Universidade de Coimbra, Polo II, Edíficio Central da Faculdade de Ciências e Tecnologia, a partir das 18h30
  • Jantar do Congresso

    28 de Junho, Convento de S. Francisco, Santa Clara, Coimbra, a partir das 20h30
  • Tai Chi

    28 de Junho, Parque Verde do Mondego, Coimbra, das 18h30 às 19h30

    Tai Chi Chuan é uma arte marcial com mais de 700 anos, derivando predominantemente de conceitos e filosofia Taoísta.É considerada uma arte marcial interna (suave) e a sua prática é adequada a pessoas de todas as idades.É benéfica para a saúde, sendo ao mesmo tempo um método subtil, sofisticado e científico de autodefesa. O praticante de Tai Chi Chuan para além de exercitar o corpo, exercita também a mente através da componente meditativa inerente à pratica.Ao praticar Tai Chi Chuan, o individuo aprende também a “ouvir” (ganha consciência) e a respeitar o seu organismo.Aprende também a respeitar os outros, tornando-se mais calmo e menos impulsivo.

    Facebook: https://www.facebook.com/pg/TaiChiChuanCoimbra

    Webpage: http://taichicoimbra.wixsite.com/taichiclub

     

    Local de encontro: Entrada da Ponte Pedonal Pedro e Inês, Parque Verde do Mondego

  • corrida 5 km

    28 de Junho, Choupal, Coimbra, das 18h30 às 19h30

    Local de encontro: Ponte-Açude

     

  • Descida do rio Mondego em kayak

    Esta atividade decorrerá ao longo de um percurso de cerca de 12 km no rio Mondego, a montante da cidade de Coimbra, desde a praia fluvial de Penacova, ao longo de águas calmas ou com pequenos rápidos. Durante o percurso irão usufruir da paisagem natural das margens do Mondego e podem refrescar-se com uns banhos no rio. A descida será acompanhada por monitores e não é necessária experiência prévia. Ver mais em:

    https://vimeo.com/63647889

    https://www.youtube.com/watch?v=G9m5getgMGE

    A descida termina na quinta Pedra Aguda onde decorrerá um almoço de churrasco.

    Um autocarro levará os participantes de Coimbra até ao local de início da descida em Penacova e depois da quinta Pedra Aguda até Coimbra.

    Para a atividade devem trazer: protetor solar, sapatilhas ou sandálias; fato de banho; lanche (sumos e sandes, por exemplo); toalha; roupa e calçado secos para vestir no fim da atividade. Será fornecido colete salva-vidas e seguro de acidentes pessoais.

    Preço: 50 euros

  • Ruínas Romanas de Conímbriga

    http://www.conimbriga.gov.pt/index.html

    Conímbriga, localizada a 17 km da cidade de Coimbra foi uma próspera cidade romana, estabelecida sobre um povoado existente desde o neolítico. O sítio arqueológico de Conímbriga é considerado um monumento nacional e inclui ruínas de diversos tipos de edifícios romanos, como anfiteatros, casas, jardins, termas, um fórum, e diversos mosaicos, entre outros.

    No Museu Monográfico conta-se a história da cidade e podem observar-se diversos objetos encontrados nas escavações arqueológicas, que continuam a decorrer atualmente.

    Esta atividade inclui uma visita guiada em inglês às ruínas da antiga Cidade Romana e Museu e termina num almoço no restaurante do Museu.

    A deslocação a Conímbriga será feita de autocarro, com partida de Coimbra, pela manhã e regresso depois de almoço.

     

    Preço: 35 euros

  • Caminhada pelas Aldeias de Xisto da Serra da Lousã

    Na região centro de Portugal existem cerca de 27 Aldeias de Xisto, cujas casas, construídas de pedras de xisto sobrepostas se mantêm até hoje. Esta visita passa por algumas Aldeias de Xisto localizadas nas encostas da Serra da Lousã, a cerca de 30 km de Coimbra. Estas aldeias estiveram praticamente desabitadas e em ruínas durante anos, estando atualmente muitas das casas recuperadas ou em recuperação. O percurso será feito por trilhos pedestres através de florestas de carvalhos e castanheiros, e por onde seguiam antigamente os moleiros, pastores e mineiros.

    O percurso tem cerca de 11 km e com uma duração de cerca de 4 a 5 horas. A caminhada terá dificuldade moderada. Os participantes deverão levar roupa e calçado confortáveis e adequados a percursos de terra e chapéu.

    Haverá um almoço num restaurante serrano. A viagem até à Lousã será feita em autocarro, com partida de Coimbra de manhã e regresso durante a tarde.

     

    Preço: 45 euros

  • Visita ao Baixo Mondego

    Esta visita decorrerá na planície aluvial do rio Mondego, que se estende de Coimbra até à sua foz, na Figueira da Foz. Ali encontram-se terrenos alagadiços usados na cultura do arroz e interessantes zonas húmidas naturais, como o Paul do Taipal, propícias para a observação da avifauna característica da região.

    O percurso terá cerca de X km, com duração aproximada de Y horas. O passeio inclui uma caminhada no paul e uma visita ao Castelo de Montemor-o-Velho, uma fortaleza medieval com uma posição dominante sobre a planície, e que foi na época o elemento estratégico mais importante da defesa da região de Coimbra.

    O grau de dificuldade é baixo. Deverão levar protetor solar, roupa de caminhada, chapéu e recomenda-se binóculos.

    O passeio terminará com um almoço num restaurante da zona.

    O trajeto Coimbra-Montemor será feito em autocarro, com partida pela manhã e regresso depois de almoço.

     

    Preço: 46 euros

     

Newsletter

Organização